Mónica Jesus

Isabella
Tenho 32 anos, tenho 4 cães e 3 gatinhas, que vão ser os actores principais das minhas criações artisticas. Moro no campo mas pertinho da cidade, numa linda vivenda perdida no meio da natureza! Basta-me acordar, abrir a janela e impirar fundo, que o aroma do campo, a musica dos passarinhos e a beleza do verde me dão toda a inspiração necessária!

Recomendo

Selo

:: LINK-ME ::


A minha Lista de blogues

Aline Charpinel

Aninha

Cris Mentzingen

Dani Felipelli

Glayce Cavalcante

Mitia Assef

Luzaine

Vir Brandi

{ A }

My Damn Channel

Pinky Doodles

Paper*Cakes

Scrapping with IkeaGoddess

A Beautiful Mess

sketches

A House of Color

Fryske's Digiscrap Design

Scrap This!

Blog de Nini

- Cacau -

pursuit of scrap happiness

Heartwarming Vintage

Scrap da Ana

Freestyle Québec

Le Scrap de Patmiaou

Tina's Scrap

Mara-May*

Funky Playground Designs

http://www.the-lilypad.com/

Welcome to My Scrapbook Art

Digital Scrapbooking in a warm, inspirational and fun community here at goDigitalScrapbooking.com. Put away your scissors, papers and mess and get ready to enter a friendly community of digiscrap-aholics who will show you the way to Digital Scrapbooking! Category: Digital Scrapbooking! Whether you are just starting out or are looking for inspiration and ways to sharpen your skills, this is the place for you!

Meus sitios preferidos e de culto!

http://www.scrapbook.com

Visitas


visitas
online


Arquivo do blogue

Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2010

Mensagens Antigas

¤ Inicio da minha aventura na blogosfera...3..2...1....

Créditos

Clique no Selo e encomende o seu blog!



**********

My Way©2008 by Dúnia
Date It ©2008 by Dúnia
Boys Next Door Kit ©2008 by Dúnia

**********

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

*terça-feira, 1 de julho de 2008*

Dicionário para Scrapbooking!

















Uma das primeiras dificuldades com que me deparei no scrapbooking, foi,sem dúvida a compreensão de palavras especificas, nomes, tipos e materiais e técnicas, muitas delas sem tradução do inglês. Como parti sozinha á dscoberta do scrap, tive de pesquisar muitos sites e fuçar muitas revistas para reunir resposta para todas as minhas duvidas, por isso aqui vai:

A



ABC álbuns - álbum temático onde cada página tem como assunto uma palavra ou expressão começada por uma letra do alfabeto.

ABR - Ferramente "Brush" nativa do Photoshop e Photoshop Elements Accents - enfeites que são colocados nas páginas para decorar.

Acid (ácido) - substância química que faz com que o papel e a fotografia deteriorem com o tempo.

Acid-free - livre de ácido, ou seja, com ph 7 ou maior. Seguro para ser usado em scrapbooking.

Acid-migration - transferência de ácido de um material para outro.

Acrylic Paint - Tinta acrílica que pode ser utilizada para pintar papéis , metais e outros enfeites (chipboards, transparências, etc.

Action - Aplicativos de programas gráficos que efetuam efeitos em "ações", faciltando o trabalho da designer

Adesivo não permanente - adesivo que pode ser descolado sem causar danos. O mesmo que reversible adhesive.

Adesivos - colas, fitas adesivas ou qualquer outro produto que faz com que dois elementos fiquem grudados.

Álbum - local para colocação de páginas de scrapbooking. Podem ser de diversos tamanhos e modelos.

Altered books - técnica especial onde se usam livros antigos como base para o scrapbooking, ao invés de papel.

Aplique - colocação de pedaços de tecido para formar um desenho específico.

Archival - termo usado para descrever uma técnica ou produto usado para preservar artefatos, recordações e outros itens.

Archival Quality Products - Produtos livres de ácido e linho e que preservam por mais tempo seus trabalhos.

Awl - Ferramenta pontuda que serve para fazer furos em couro e outros materiais



B


Bazzil - marca americana de papéis, que produz cardstock de várias cores e espessuras, e que é praticamente sinônimo de papel liso para scrapbooking nos EUA.

Beads - contas, miçangas, canutilhos e/ou cristais, usados para decorar páginas de scrapbooking.

Blending pencil - lápis aquarelável , solúvel em água e bom para efeitos especiais nas páginas.

Boleador - ferramenta tipo caneta, com a ponta arredondada e sem tinta, usada para fazer relevo-seco.

Book of me - álbum feito para contar a própria história, através de fatos e fotos, a partir de um roteiro básico.

Book os Us - álbum feito para contar a história de sua família e amigos, através de fatos e fotos, a partir de roteiros pré-estabelecidos.

Bookplates - plaquinhas de metal, com abertura central para colocação de identificação, semelhantes às usadas em livros e álbuns.

Bosher - Reforço de furos feitos em papel. Os furos internos podem ter medidas variadas, sendo as mais comuns as do tamanho de ilhóses (1/16", 1/8" ou 3/16")

Buffered - tratamento químico especial capaz de evitar a transferência de ácidos entre diferentes superfícies.


C


Calligraphy - letra manuscrita, rebuscada.

Cantoneiras - material utilizado para fixar fotos em álbuns de fotografia. Pequenos pedaços de papel são encaixados nos cantos das fotos e fixados no álbum. A foto fica encaixada, eliminando a necessidade de usar adesivo em sua fixação na página.

Cardstock - papel mais grosso para scrapbooking (gramatura 180g ou superior), disponível em várias cores e texturas, normalmente utilizados como base para aplicação das fotos e demais enfeites.

Chalk - pastel seco em pó, parecido com sombra de olho, usado para iluminar, dar sombra, profundidade e incrementar figuras pré-cortadas, furadas, recortadas, molduras, etc.

Charms - berloques ou detalhes tipo plaquinhas, que são pendurados nas páginas para decorar.

Circle Journal - álbum que vai sendo feito por um grupo de pessoas enquanto circula entre elas. Cada pessoa faz uma página, a partir de um tema pré-definido ou não. No final, o álbum retorna para a pessoa que o iniciou. É comum serem feitos vários ao mesmo tempo, cada um lançado por uma pessoa do grupo, para que, no final, cada membro tenha seu exemplar.

Circle-cutter - cortador circular que corta o papel em círculos de tamanhos variados.

CK OK (Creating Keepsakes OK) - Selo de aprovação para scrapbooking nos EUA. Produtos com esse selo são considerados seguros para serem usados em scrapbooking. O selo é atribuído a fornecedores pela revista Creating Kepsakes.

Clikit - ferramenta para ilhós que dispensa o uso do martelo. Funciona sob pressão e pode ser usada para fazer o furo e posteriormente fixar o ilhós na página.

Clip art - imagem tirada de um livro, software ou site e que pode ser aplicada em páginas de scrapbooking.

Collage (colagem) - comNegritoposição artística feita de vários materiais (papel, tecido, madeira) colados em uma superfície.

Colluzzle - marca de gabaritos feitos para cortar figuras com um estilete e um tapete de espuma especiais.

Color Blocking - técnica tipo mosaico, na qual pedaços retangulares de papel são colados nas páginas. Também pode ser feita com folhas pré-cortadas com centros vazados.

Color Wheel (roda de cores) - círculo cromático em que as cores são dispostas em uma ordem lógica, mostrando as relações entre elas. Muito usado na composição de páginas e cartões artesanais.

Colorplus - papel não acid-free, disponível em várias cores e texturas no Brasil. É usado principalmente na confecção de cartões artesanais e confecção de álbuns de fotografia dado seu preço mais acessível. Conchos (abraços) - círculos, quadrados ou triângulos coloridos, que são fixados por trás como as bailarinas, e servem de moldura para letras e palavras.

Cores Análogas - Cores que se posicionam uma ao lado da outra na roda de cores.

Cores Primárias - cores puras que não podem ser obtidas a partir de mistura de outros pigmentos. São primárias as cores azul, vermelha e amarela.

Cores Secundárias - criadas a partir da mistura das cores primárias. São o verde, o laranja e o violeta.

Cores Terciárias - cores intermediárias formadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias. Exemplo: verde-azulado.

Corner-edge scissors - tesouras para cortar bordas em papel (cantos ou cantoneiras). É possível fazer 4 modelos diferentes com cada tesoura apenas modificando o lado de corte e as distâncias da borda do papel.

Corrugated paper - papel grosso, ondulado, disponível em várias cores.

Crop - reunião de pessoas para fazer scrapbooking e trocar técnicas, idéias, produtos e informações.

Cropping - ato de cortar uma foto.

Crumple - amassar o papel.

Customizar - modificar ou decorar deixando com aparência própria e exclusiva.

D


Deacidification Spray - spray que neutraliza o ácido, tornando o material em que foi aplicado possível de ser usado numa página de scrapbooking. Usa-se muito em recortes de jornal, diplomas, certificados e qualquer outro tipo de papel, documento e até pequenos objetos que se queira incorporar numa página mas que não sejam acid-free. Debossing - baixo relevo. Decorative scissors - tesouras decorativas, que possuem desenhos nas lâminas e são usadas para fazer recortes especiais (bordas, por exemplo.) em papéis e fotos.Die-cuts - figuras de papel cortadas em máquinas especiais. Dingbat - um símbolo ou desenho tipográfico, que tem a mesma estrutura de uma fonte, só que ao invés das letras, ao pressionarmos as teclas, aparecem desenhos. Como tem estrutura de fonte, você pode mudar a cor, o tamanho e a espessura. Pode ser usado para substituir algumas letras em textos ou em ilustrações.Distressed paper - papel amassado, gasto ou envelhecido, com a ajuda de técnicas e materiais especiais como lixa, água, tintas, etc. doodle,doodling - Figura,desenho ou rabisco desenhado ou escrito despretensiosamente;arabesco. Tipo de desenhos que caracterizam o estilo FreestyleDouble-mount (tapete duplo) - colocar a foto em dois tapetes (sobre dois papéis) diferentes, antes de colocá-la na página. Dye ink - tinta seca para carimbo de secagem rápida. É ideal para uso em papel vegetal. Não deve ser usada se for ser feito o emboss.Dymo - rotuladora manual que serve para escrever palavras em relevo para colocar nas páginas de scrapbooking, como enfeite ou no journalingvoltar para o topo
Emboss - relevo. Pode ser seco (dry) ou quente (heat). Embossing Heat Gun - aquecedor parecido com um secador de cabelos utilizado para derreter o pó de relevo e aderi-lo ao papel. Simultaneamente isto forma uma imagem em relevo. Embossing Powder - pó aplicado sobre uma imagem de carimbo no papel utilizado para dar relevo ao desenho. Encapsulation - método para colocar enfeites tridimensionais nas páginas, protegendo os itens próximos da ação dos ácidos nele contidos. Geralmente consiste em colocar dentro de plásticos, shaker-boxes ou shadow-boxes. Estilete - usado para cortar o papel, juntamente com uma régua de metal e uma placa de corte Eyelet tool set - kit de ferramentas usadas para colocar e fixar os ilhoses. São de vários tipos, sendo a mais tradicional composta por um furador com pontas em diâmetros diferentes, um fixador (setter) usado para fechar o papel e um martelo.voltar para o topo
Fibers - qualquer tipo de linha, cordão ou fibra usado em scrapbooking. Fine & chisel pens - canetas com duas pontas, uma fina para escrita e outra chanfrada para caligrafia ou desenhos.

Fita-banana - fita adesiva dupla-face com espuma no interior, usada para dar destaque a certos elementos da página, elevando-os.

Focal- point (ponto–focal) - elemento do design para onde convergem as linhas. No scrapbooking é o ponto da página para onde o olhar se dirige em primeiro lugar. Geralmente é a fotografia.

Fontes (fonts) - tipos de letras de computador. Frames - molduras colocadas sobre a fotografia. Podem se lisas, retas, em formatos especiais ou em relevo. voltar para o topo
Gabaritos - réguas plásticas vazadas com formas usadas para cortar papel, fazer desenhos, pinturas, letras, etc. Gel-based roller (caneta gel) - caneta com tinta gel que mantém a cor em diversos tipos e texturas de papel. Genealogy (genealogia) - ciência que estuda a história das famílias a partir dos seus antepassados. A base para a árvore genealógica. General Patterned Paper - papel decorado com estampa básica, geralmente listas, bolinhas ou xadrez, que podem ser usados e combinados entre eles em qualquer ocasião. Ghost-shape: - Esse é o nome das figuras feitas com acetato ou transparênciaque você pode usar nos seus layouts. A tradução literal seria “formas fantasmas”.Você pode fazê-las você mesma cortando o acetato com o furador, na sizzix, ou até com o estilete.Gift álbum - álbum contendo fotos e lembranças, criado especialmente para uma pessoa ou evento (casamento, formatura, aniversário, etc.). Glitter (brilho) - purpurina, brocal ou enfeites brilhantes para as páginas de scrapbooking. Glue Dots - pequenas esferas de adesivo extremamente fortes utilizadas para fixar enfeites como botões e metais às páginas. Algumas podem funcionar como a fita banana, deixando elementos mais altos nas páginas. voltar para o topo
Handmade paper - papel artesanal ou reciclado, geralmente de aparência desigual e áspera, algumas vezes contendo flores e folhas. É usado para dar uma aparência mais rústica ao layout. Heading - título ou legenda que explica o tema do layout. Heritage - tradições passadas de geração em geração. voltar para o topo
Icicles - enfeites redondos e transparentes que podem ser pendurados ou afixados em um layout. Idea books - livros de idéias geralmente sobre um tema ou técnica determinada. Intensity - tom de uma cor baseada em sua proximidade com as cores originais. voltar para o topo
Journaling - texto que conta a história da página, podendo ser em forma de narrativa, legendas, poemas letras de música, ditados, etc. Journaling Templates - gabaritos de texto com formas variadas (circular, piramidal, coração, estrela) nos quais existe o espaço para se escrever à mão. voltar para o topo
Lápis aquarelável - lápis de cor que, adicionando-se água, proporciona o efeito de aquarela ao trabalho. Assim, as cores podem ser misturadas para colorir figuras, fazer fundos, etc.Layout - uma ou mais páginas de scrapbooking que contam uma mesma história. Podem ser simples (uma página) ou duplos (duas páginas complementares, uma ao lado da outra). Letter templates - gabaritos de alfabetos . São usados para riscar as letras no papel e depois recortá-las, pintá-las, customizá-las, etc. Normalmente não usados para montar títulos de páginas. Lignin (lígneo) - substância natural da madeira que permite que suas fibras fiquem juntas. Durante o processo de fabricação do papel o lígneo deve ser removido pois, do contrário, o papel poderá modificar suas características ao longo do tempo, como por exemplo, mudar de cor. LO - layouts - são as páginas de scrapbookingvoltar para o topo
Magic-mesh - enfeite que imita uma rede plástica ou tela. Mat (tapete) ou pedaço de papel colocado em baixo da foto para dar destaque à mesma. É uma forma de colocar moldura na foto. Memorabilia - certificados, documentos, lembranças de viagens ou de ocasiões especiais e outros itens que contam uma história. Micro-Tip Scissors - tesouras extremamente afiadas, principalmente na ponta, para cortes pequenos e/ou precisos. Mixed-media stuff - material variado que pode ser usado na decoração de uma página de scrapbooking. Monochromatic color scheme (Monocromáticas) - esquema de cores em que são usados diferentes tons de uma mesma cor. Mosaico - técnica na qual a foto é cortada em pedaços e depois remontada em um layout. Mount - aderir uma foto ou enfeite a um pedaço de papel.Muted colors - tons normalmente usados no fundo dos layouts. voltar para o topo
Nestled eyelets - técnica em que um ilhós é colocado dentro de outro. Neutro (neutral) - com ph = 7 Non-Stick Scissors - tesoura com lâminas especiais que evitam que cola ou adesivos fiquem presas a ela. voltar para o topo
Origami - técnica japonesa de dobraduras em pedaços de papel, formando figuras.voltar para o topo
Page Exchange (troca de páginas) - esquema de trocas em que os participantes são convidados a criar uma página sobre um tema pré-estabelecido para trocar com os outros. Cada um leva cópias suficientes da página original para trocar com todos os outros participantes. Page Protectors (protetores de páginas) - envelopes plásticos, de material livre de ácido (polipropileno, polietileno ou poliéster.), usados em álbuns para colocar os layouts dentro. Page Toppers - frase ou desenhos usado como títulos de páginas. Páginas Título - usados em álbuns para separar diversos assuntos ou criar índices. Paint Pens - canetas cuja ponta se parece com um pincel, e são usadas para colorir e fazer letras ou figuras especiais. Paper-Piecing - técnica de montar figuras com pedaços de papel. Paper–Tearing (papel rasgado) - técnica na qual rasgamos o papel ao invés de cortá-lo com tesoura. Dependendo do modo como for cortado ou utilizado podemos obter efeitos diferentes. Paper-trimmers - cortadores de papel tipo guilhotina, de diversos tamanhos e modelos. Pattern - motivo ou modelo, normalmente de figuras. Patterned paper - papel decorado.PDQ Pages (Pretty Darn Quick pages) - páginas fáceis e rápidas de fazer, que geralmente utilizam enfeites prontos e esquemas simples. Ph level (nível do pH) - medida que mostra quão ácido, básico ou neutro um produto é. Para uso em scrapbooking o ideal são produtos com ph 7 ou maior (básicos e alcalinos). Ph testing pen - caneta que testa o pH do papel. A marca feita por ela muda de cor dependendo da quantidade de ácido presente. Photo Activity Test (PAT) - teste criado por um instituto americano que determina se um produto danifica ou não as fotos. Se um produto passa no teste ele é seguro para ser usado em scrapbooking. Photo corners - o mesmo que cantoneiras. Placa de Corte - placa de borracha disponível em vários tamanhos utilizada para cortar papel com estilete sem prejudicar a superfície de apoio (normalmente a mesa). Pode ser graduada. Plates - placas de metal usadas como enfeite Post-bound álbuns - álbuns em que as folhas ou envelopes plásticos são parafusados podendo ser subtraídas ou adicionadas e mudadas de lugar. Power-punch - alavanca utilizada com furadores para facilitar o corte de figuras, principalmente das grandes. Pré-embossed paper - papel que já vem com relevo. Product–swap - encontro em as pessoas levam seus produtos para trocar com outros participantes. Punch - furador ou uma figura cortada pelo mesmo. Punch art - técnica na qual se usam figuras cortadas com furadores para criar outras figuras. Por exemplo, com 4 corações é possível montar uma flor. Puzzle template - gabarito em forma de peça de quebra-cabeça PVC (polyvinil chloride) - substância encontrada em plásticos, prejudicial para scrapbooking.voltar para o topo
Quilling - técnica na qual se enrolam tiras de papel, transformando-as em figuras ou letras. voltar para o topo
Red- eye pen - caneta usada para corrigir olhos vermelhos nas fotografias. Relevo seco (dry emboss) - efeito de relevo no papel feito com um gabarito, um boleador e uma caixa de luz. Reversible adhesive - o mesmo que adesivo não permanente. Rubber-stamp - carimbo usado para fazer fundos, figuras ou letras. voltar para o topo
Sand - lixar.Scraplift - basear-se em ou copiar um layout ao fazer outro. Scroll and brush pens - canetas que tem uma ponta para colorir e outra para escrever. Secondary colors - o mesmo que cores secundárias. Sépia - tom avermelhado ou marrom utilizado em revelação de fotografias atribuindo-lhe uma aparência mais antiga. Serendipity - técnica em que se faz colagem de diversos pedacinhos de papel rasgados ou picados usando como base outro papel. Setter - ferramenta utilizada para fechamento de ilhóses em páginas de scrapbooking. Pode ser universal (uma mesma ferramenta serve para todo tipo de ilhós), ou com tamanhos específicos para cada tamanho de ilhós. Sewing Machine - máquina de costura. Shabby-chic - estilo de scrapbooking que utiliza papel lixado, amassado e envelhecido, para dar uma aparência gasta e envelhecida ao trabalho. Shade (sombra) - uma cor quando acrescentamos o preto. Shadow-Box - tipo de caixinha feito de espuma ou papelão grosso, que serve para proteger enfeites mais salientes. Shaker-box - caixinha feita com uma moldura , acetato e fita-banana usada para colocar enfeites pequenos soltos (miçangas, contas, conchinhas, etc). Shape Cutters - ferramenta usada para cortar formas. Podem ser ajustadas para diversos tamanhos de cortes. Shrinking plastic - plástico que encolhe quando aquecido. É usado para fazer enfeites ou letras. Slide mounts - molduras criadas a partir de molduras para slides (slide holders). Podem ser decoradas com colagem ou pintadas. Também são usadas para segurar enfeites ou papel vegetal. Spiral-bound books - álbuns que são encadernados com espiral. Stamps - selos. Sticker - adesivo decorado para enfeitar. Stitching - costurar, bordar. Strap-binding álbuns - álbuns com folhas plásticas unidas por uma tira de pano ou velcro, que passa entre as mesmas, juntando-as.voltar para o topo
Tags - etiquetas Tape roller - artefato que serve para distribuir fita adesiva nos layouts. Tema - assunto principal do álbum ou da página de scrapbooking.Template - gabarito usado para fazer desenhos ou figuras nas páginas. Tertiary colors - o mesmo que cores terciárias. Theme - o mesmo que temaTime-capsule - embalagem ou pacote que contém objetos históricos que representem o tempo em questão e que é guardado para ser aberto em gerações futuras.Tint - tom da cor ao adicionar branco (cores pastéis). Title sheets - o mesmo que páginas título.Tole painting - pintura rústica em madeira com motivos campestres. Trends - tendênciasTríade (triad) - grupo de 3 cores que formam um triângulo equilátero no círculo cromático. Tutorial - aula, explicação ou ajuda sobre determinada técnica. voltar para o topo
Undo - líquido que remove adesivo de fotografias. voltar para o topo
Vellum - papel vegetal Vintage - estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga. voltar para o topo
Watch crystals - vidro de relógio, usado para proteger enfeites no layout.Wax ou grease pencils - Lápis oleosos usados para colorir fotografias.Wax seals - cera de lacre.Wide-edge scissors - tesouras decorativas com maior alcance.Wire - arame.Wire-cutter - alicate de arame. Workshop - aula dada por um especialista, em que os alunos vão seguindo as instruções e fazendo o trabalho junto com o professor. voltar para o topo
X-acto knife - estilete tipo caneta que corta com mais precisão letras e figuras intrincadas. Por ter uma ponta fina consegue maior precisão nos cortes, fazendo manobras mais complexas. Xyron Machine - Máquina que plastifica ou torna adesivas as folhas de papel.

Etiquetas: ,

Às 17:56

<BODY>